Casa Milá, La Pedrera

IMG_1357

A viagem a Barcelona foi curta mas, tanto houve para ver, aprender e viver, que assim de repente, parece-me que durou uma eternidade!

IMG_1202No Passeig de Grácia está situada, no número 92, no bairro Eixample, a famosa Casa Milá, também construção de Gaudi como a Casa Battló, conhecida por La Pedrera. Inúmeras vezes havia passado por ela sem entrar e imaginava o mundo mágico que lá se esconderia.

LA PEDRERA_BARCELONA

O acesso à Casa paga-se e não é barato … mas vale bem o gasto! E serve também para manter o elevado custo de manutenção da obra que nos dias de hoje pertence à Fundacio Catalunya, de carácter social com objectivos de despertar novas consciências.

IMG_1204

Na verdade, mágico não foi, depois de entrar, o adjectivo mais adequado … perfeição, detalhe, minúcia e genialidade seriam as mais justas qualidades que se poderão atribuir a este edifício.

IMG_1205

É ainda hoje um prédio residencial (imaginem o privilégio!) e defende tudo o que uma casa deve ser: arejada, iluminada, espaçosa e habitada por gente de bem! No caso, há que ter sorte!

IMG_1206

O edifício não possui quaisquer linhas rectas. A maioria das pessoas considera-o magnífico e arrebatador; alguns dizem que se parece com ondas de lava ou com uma duna de areia. O edifício parece desafiar o nosso conceito de arquitectura convencional.

O edifício pode ser considerado mais uma escultura do que um edifício convencional. Os críticos salientam a ausência de preocupação com a utilidade, mas outros consideram-no como arte. Os habitantes da cidade da altura consideravam-no feio, daí a alcunha de “pedreira”, mas hoje em dia é um dos marcos da cidade.

Pode ser comparado com as paredes íngremes com que as tribos africanas constroem as suas habitações, semelhantes a cavernas. A fachada ondulada, com largos poros, lembra um praia ondulante de areia fina, formada, por exemplo, por uma duna. Os favos feitos por abelhas atarefadas também salta à ideia do observador que olha para os altos e baixos, semelhantes a cobras, que percorrem o edifício inteiro.

IMG_1210

Claro que poderia ser eu a descrever os pormenores inspiradores desta obra de arte … mas não conseguiria acrescentar mais pois o meu espanto perante tal beleza não mo permitiu. Queria que os meus olhos gravassem o que eu já sabia as fotografias não irem captar.

IMG_1248

O maior prazer de quem viaja é olhar e ver um mundo para além do seu. Os sentidos estão apurados e a sensibilidade desperta para o que há de mais belo. Assim foi em La Pedrera!

IMG_1311

À semelhança da Casa Battló, esta foi também uma encomenda de um burguês abastado, a família Milá, que viveu no edifício arrendando os restantes apartamentos. Apesar de ser habitado, tem reservado no primeiro andar o apartamento visita que se encontra mobilado à época de inicio de século XX e que nos faz viajar por outras realidades.

IMG_1212

Em 1984, foi declarado Património Mundial da Unesco e mais um ícone da cidade catalã.

IMG_1213

O aspecto mais impressionante é a cobertura, com uma aparência quase lunar ou de sonho.

IMG_1217

IMG_1229Daí avistamos toda a Barcelona e percebemos porque nos chama sempre
esta cidade … a mar, o céu e as gentes resultam numa mistura perfeita de uma qualidade de vida nas suas mais variadas vertentes: arte, cultura, gastronomia e natureza.IMG_1215mh

 

Gostou? Que bom! Deixe um comentário. Até breve!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s