Escrita de Viagens

Já vos disse que ando em mudanças e uma parte delas é silenciar e ouvir o que o destino me reserva. Acredito nos sinais, sejam eles evidentes ou ténues, e para os perceber preciso parar, estar quieta. É como se me preparasse para receber tudo o que por aí vem. E é tanto!

FILIPE MORATO GOMES WORKSHOP

Em perspectiva, pus-me a pensar como surgiu este blogue, o que mudou desde o primeiro dia até agora, e que sentido faz ele na minha vida, tão cheia de obrigações e compromissos profissionais, atarefada na constante presença familiar, adiada em filmes que não vi, livros esquecidos de ler … só a música me acompanha, e porque em simultâneo, e há tanta música para ouvir ainda.

Que tempo toda esta dedicação me ofereceu? De que abdiquei? O que realmente mudou em mim? Todas estas questões já têm resposta. E todas as respostas têm um denominador comum: a liberdade de escolha.

A liberdade de escolha, ao longo de toda a minha vida, mesmo que tantas vezes inconsequente, é a razão da minha felicidade. E eu sou uma pessoa feliz!

Voltando ao blogue … sabia que a ideia andava cá há muito tempo mas a concretização dele, o desafio, o compromisso começou aqui. Ora leiam!

Há coisa de um ano atrás, assim pela manhã, num dia nublado, iniciava o workshop Escrita de Viagens com o viajante Filipe Morato Gomes e seis companheiras de jornada (umas mais viajadas que outras, todas com vontade de partir mais uma vez!)

FILIPE MORATO GOMES WORKSHOP

Durante três dias iríamos conversar sobre tudo um pouco, desde as nossas vidas, aspirações e viagens, realizadas e sonhadas, até à concretização de uma pequena viagem transformada em escrita. E, claro, iríamos ouvir o Filipe contar as suas aventuras ao redor do mundo, cheias de experiências e pormenores que só quem vai pode contar.

Este workshop era inicialmente para ser em Maio, o que teria sido terrível pois coincidia com a comunhão do António – já conhecem? É o meu filho mais novo – e não sendo impossível, obrigar-me-ia a estar concentrada em duas frentes importantes. Mas, por obra e graça do espirito santo, mudou e ficou assente nos dias 13, 14 e 20 de junho. Assim estava perfeito!

ESCRITA DE VIAGENS

A data de início, 13 de junho, foi para mim muito simbólica pois é o dia de Santo António, meu santo protector e estimado, e também porque havia sido a data que, meses antes, me tinha proposto começar uma grande viagem.

IMG_5155

Na verdade, eu ainda não sabia que, apesar de não ter partido fisicamente naquele dia, as viagens da Helena começavam e ainda duram até hoje. Ali, a grande viagem iniciou o seu planeamento, pois tudo começa no sonho escrito no papel.

E os sonhos para se realizarem precisam de maturação, acreditem, pois comigo todos se realizaram na hora certa, mesma que alguns levassem quarenta anos!

FILIPE MORATO GOMES WORKSHOP

E foi de sonhos que comecei a falar e partilhar, como a viagem a Itália onde fui profundamente feliz e que me despertou sensações e sentimentos desconhecidos. Um dia destes conto-vos esta viagem mágica!

O fim de semana fluiu maravilhosamente e entre nós deu-se a química perfeita própria dos desconhecidos com propósitos iguais. O Sábado passou-se a aprender e o Domingo a praticar. Na semana seguinte, partilhamos os resultados e tiramos conclusões. Adorei!

Aliás, digo-vos, quer pensem ter ou tenham um blogue, quer viagem ou sonhem viajar, quando calhar, participem num destes workshops de escrita de viagens … vale mesmo o tempo que se vão dedicar a vós e a conhecer quem anda por aí com ideias tão perto das vossas!

shutterstock_writemachine

Quanto a mim … percebo hoje, cada vez mais, que o meu desejo passa pelas viagens transformadas em histórias, que vos conto, para vos dar a certeza que sonhar é o caminho de quem se quer realizar, e por isso ser feliz!

mh

imagem de destaque Shutterstock

4 thoughts on “Escrita de Viagens

Gostou? Que bom! Deixe um comentário. Até breve!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s