Sobre o excepcional ano de 2015

Rumo 2015

Eu sempre fui ligada a datas, embora com os anos e a falta de as festejar, me tenha indo, pouco a pouco, desligando da sua importância.

O ano de dois mil e quinze está a acabar. Dentro de horas damos inicio a dois mil e dezasseis. Pensando bem, eu sou mesmo de datas. Sou de crenças. Sou de superstições. Sou de intuições. Sou de destinos traçados. Definitivamente, não sou de acasos. E sou do Agora também!

E 2015 foi tudo isso e muito mais, foi o ano de viver o Presente e o Presente é Agora! Foi um ano excepcional, foi o ano em que me voltei a apaixonar!

1ºjaneiro 2015

Este ano fiz pela primeira vez muitas coisas, o que já queria ter feito, o que me decidi a fazer e o que jamais imaginaria ter feito. Fazer, fazendo acontecer foi o lema deste ano!

Logo no primeiro de Janeiro, a minha vida começou a mudar. Tinha acordado disposta a ser feliz, custasse o que custasse. Mas à minha volta a inércia tomava conta de quem não tinha pressa de viver. Eu tinha necessidade de ar, de sol, de liberdade.

Saí de casa, lá no Campo Vinte e Quatro de Agosto, quase no coração do burgo, sozinha, para andar por esta minha cidade que amo e que me deu tanto, desde sempre, acima de tudo, a força da minha identidade. Conheço-lhe as ruas que sobem e descem, as pedras brancas e escuras dos seus passeios, o granito frio e austero das casas de azulejos coloridos, as gentes de pêlo na benta e letra na língua, os tolos que a vagueiam, os turistas que a invadem. Fui e cheguei onde sempre dou, à Torre dos Clérigos, que me acompanha desde miúda, desde quando me queria refugiar e pensar na vida. Os anos passaram mas a miúda ainda cá anda. Já lá não estou só. Os chineses, os franceses, os italianos também querem o melhor angulo da minha bela fortaleza, da minha invicta. Quedei-me a olhar. Só a olhar. Porque a vida que faz pensar, tinha, por esta altura, decisões a tomar e tomou-as. Não havia mais que pensar.

Carnaval 2015

Veio Fevereiro e o Carnaval, pela primeira vez, festejei exactamente como sei e gosto … A sambar, a rir e a brincar!

1ºjogo FCP António 2015

Em Março, o meu filho António fez nove anos, e fui pela primeira ao Estádio do Dragão, ver jogar o Futebol Clube do Porto – Bayern de Munique. Ganhou o Porto 3-1. Uma alegria!

FMG

Em Abril, comprei a minha primeira passagem de navio para a travessia atlântica.

Decisões Abril 2015

Da ideia do sonho à necessidade do acto de realizar.

Em Maio, a sete, comprei o meu segundo carro sem opiniões nem considerações. Pela primeira vez!

E, a catorze, pela primeira vez, fui de avião, sozinha (dá para acreditar?), a Lisboa, para sozinha, ver o meu querido Roberto Carlos.

Eu e Maria Bethânia maio 2015

E a vinte e cinco, via, mais uma vez, a diva em palco Maria Bethânia e para minha felicidade, pela primeira vez, abracei-a e partilhei momentos de intensa espiritualidade. Agradecia cada segundo de vida!

Mudança Eu

Em Junho e Julho, e não, não era a primeira vez, confirmava que há pessoas que nunca mudarão, aconteça o que acontecer. E que quem tem de mudar sou eu!

E mudei! Preparava a todo o vapor a minha viagem ao Brasil e começava a desenhar-se a ideia do blogue. E a ideia era falar de mim, da minha vida, da superação de obstáculos, da realização de sonhos e da vontade de se ser exactamente aquilo que se quer ser! No meu caso, a viajar!

Lá trás, como agora, sobre o que acho da opinião dos outros, é mais ou menos isto, em forma de legenda vinda do passado:

Não estou nem aí para as vossas considerações!

Não me digas que não, porque o caldo fica entornado!

Não era para fazer aqui, não? Pois, agora já está feito!

DSC05048.jpg

Em simultâneo, vivia intensamente o verão das minhas crianças, com quem trabalho e a quem dedico o meu tempo há quase quinze anos, são umas e outras que crescem e vão e vêm. Aqui, numa aula de capoeira que experimentei pela primeira vez!

Parceiras

A meu lado, sempre, a minha mãe, incansável, e as minhas parceiras de luta diária, leais e dedicadas. A elas, agradeço-lhes tudo o que me permitiram viver! Obrigada Al e El!

41º 2015

Depois veio Agosto, o meu mês, quarenta e um anos, e o mundo para descobrir com os meus, sempre mais que tudo, rapazes da minha vida!

Arroz com Feijão 2015

E horas e horas, dias atrás de dias, todo o mês, a escrever, a digitalizar, a editar, a refazer, a desfazer, a chorar, a rir, a pensar, a prever, a saber. O Blogue era já uma realidade … começou por ser Arroz com Feijão

Anos Kiko 16

Em Setembro, estava em estado de graça, o meu filho Francisco fazia dezasseis anos, e eu agradecia tudo o que tinha conquistado nesta vida!

Os meus filhos que são extraordinários (e chatos como só eles sabem ser!) e eu, que questionava tudo o que era e estaria para ser, e tudo isso já eu sabia que estava destinado a ser assim!

Não era bom, nem mau, era apenas a vida a se revelar!

Sessão Helena das Viagens_Isabel Saldanha Photography_09

Em Outubro, cumpri uma vontade antiga, fiz uma sessão fotográfica com a fotógrafa mais curtida que poderia ter escolhido … que foi inteira e captou instantes, tradução de mim!

O blogue passava a chamar-se viagensdahelena.com.

IMG_6161

A vinte e cinco de Outubro partia para Lisboa. Deixava as minha certezas guardadas no coração. As dúvidas viria a esclarece-las ao longo de toda esta jornada.

Las Palmas 2015

E a vinte e oito embarcava em Las Palmas na grande aventura da minha vida!

Travessia 2015

Ia atravessar o Atlântico de navio para chegar ao Brasil. Não cabia em mim de orgulho!

Aprendi a estar sozinha e a gostar muito, muito mais do que eu pensava. Porque na verdade nunca estive sozinha mas com todos aqueles a quem me dispus conhecer, conversar, rir, viver.

Felicidade 2015

A felicidade era em mim um estado permanente. Era branca e brilhava como os brilhantes falsos dos meus brincos, mas como alguém me dizia “não é por isso que deixam de brilhar”!

Brasil 2015

E em Novembro, chegava ao Brasil! O meu sonho era agora realidade e aqui contaria tudo o que vi e vivi!

thumb_img_9012_1024

E em Novembro, voltei ao Porto. E nunca mais, nada do que era, do que tinha sido, voltaria a ser. Assim creio. E aceito.

12436343_1191218500893073_1934984429_o

Em Dezembro, mês da renovação, mês da luz, eu que sou de datas, vivi o Natal certa da renovação porque passo. Eu que sou de datas agradeço estes trezentos e sessenta e cinco dias cheios de sonhos realizados de vida vivida.

Eu que sou de crenças, que sou de superstições, que sou de intuições, que sou de destinos traçados, sei que o meu caminho ainda agora começou. Porque caminho numa nova direção que me levará ao melhor de mim.

Eu, que definitivamente não sou de acasos, sei o que está escrito, porque a minha vida quem a escreve sou Eu. Eu que me voltei a apaixonar. Por mim!

mh

*Sobre 2016 … é amanhã, e agora vou viver o que me falta deste!

Gostou? Conte-me tudo e partilhe com os amigos!

One thought on “Sobre o excepcional ano de 2015

Gostou? Que bom! Deixe um comentário. Até breve!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s