Até ao topo do Pão de Açúcar

IMG_7980

Subi a três marcos naturais no Rio que o Homem tornou possível e acessível chegar … subi a trilha da Floresta da Tijuca e saltei da Pedra da Gávea e voei sobre a cidade verdadeiramente maravilhosa; subi no trenzinho do Corcovado, mais uma vez rasgando a Floresta da Tijuca, para chegar aos pés do Cristo Redentor; e, por fim, subi desde a Praia Vermelha até ao morro da Urca no bondinho suspenso preso em cabos até chegar ao morro do Pão de Açúcar.

IMG_7983

O passeio tem como cenário 360º de paisagens deslumbrantes, tais como: as praias do Leme, Copacabana, Ipanema, Flamengo, Leblon; Pedra da Gávea, o imponente maciço da Tijuca e o Corcovado, com a imagem do Cristo Redentor; Baía da Guanabara, com a enseada de Botafogo; centro da Cidade; Aeroporto Santos Dumont; Ilha do Governador; Niterói; Ponte Rio- Niterói; e, ao fundo a Serra do Mar, com o pico “Dedo de Deus”.

in http://www.bondinho.com.br/o-passeio/

IMG_7984

A subida é concorrida e muitos se deslumbram, como eu, com as vistas, com a natureza. É rápido, seguro e caro. Mas imperdível!

IMG_7996

É aqui que se percebe a beleza natural, inequívoca, avassaladora desta cidade! Aqui percebe-se que o sonho humano alcança outro nível de realização. Aqui sabe-se que tudo o que sonharmos é possível!

IMG_8004

Olhar o Rio, todo ele ali tão belo, tão cheio de vida, de contrastes, de privilégios, de pobreza de pão. Mas feliz como só se sabe ser no Rio de Janeiro!

IMG_8007

Todas as imagens que tentam retratar o que os meus olhos virão são válidas mas não conseguem alcançar o que senti.

IMG_8008

A prata e o ouro não valeriam o suficiente comparadas com as águas lá em baixo e com o sol que ardia neste dia tão cheio de emoções. Estava cá. Mas teria de partir.

IMG_8015

Senti toda a natureza em comunhão comigo. A descansar-me. A tranquilizar-me. 

IMG_8071

Vai … continua esta jornada! Eu estarei cá de novo para te receber. Prometo. Não te falharei. E soube-o que assim seria.

A minha visita ao Rio de Janeiro chegava ao fim, embora ainda lá voltasse para mais uns dias … parecia que tinha vivido aqui a vida toda e que partia para longe, mas não, nunca mais esta cidade sairá de mim, e eu, eu já sou dela há muito tempo.

mh

One thought on “Até ao topo do Pão de Açúcar

  1. Maria Leonor Baia-Baia Moreira diz:

    Tbm já estive nestes locais todos e achei uma maravilha! Para mim o Rio de Janeiro é das cidades mais lindas que conheço! E no entanto já conheco algumas! Sem dúvida é de uma beleza extraordinária! Parabéns Maria Helena! E boas viagens!

    Liked by 1 person

Gostou? Que bom! Deixe um comentário. Até breve!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s