Sobe lá no Bar do Mineiro!

Arroz com feijão, não dá para ninguém pôr defeito, se juntar a carne, a farofa, a banana ou o abacaxi, a couve mineira … aí vira festa e temos uma feijoada à Brasileira! Eu provei várias mas esta aqui merece visita e a Joana vai nos contar tudo!

mh

NO RIO, TÊM DE PROVAR A FEIJOADA DO BAR DO MINEIRO

A feijoada do Bar do Mineiro, em Santa Teresa – um dos bairros mais típicos do Rio – tem qualquer coisa…

Será do bairro onde está? Será do Bar, que na verdade é restaurante, com enormes portas escancaradas para o movimento da rua?

bar do mineiro

bar do mineiro

bar do mineiro

Será das cozinheiras sorridentes a espreitar da janela da cozinha? Será do chão desgastado e remendado? Será fruteira em cima das mesas, como se de uma casa particular se tratasse?

bar do mineiro

bar do mineiro

bar do mineiro

Bom, acho que já entenderam que o lugar é dos mais simples e descontraídos que há. Um daqueles botecos mesmo à antiga, onde cabem todos.

Que eu vi turistas a chegar com guia turístico na mão e a sentarem-se com ar de quem acabou de encontrar um tesouro. Vi fotos dos mais famosos artistas brasileiros espalhados pelas paredes forradas de azulejos brancos. E ainda vi molduras com recortes de jornais e revistas (nacionais e internacionais) a recomendarem a feijoada do Bar do Mineiro. Ah, pois vi!

bar do mineiro

bar do mineiro

Sim, a feijoada do Bar do Mineiro era deliciosa, aspecto e sabor de comida caseira mesmo … Mas querem saber? Não foi nem preciso a travessa chegar à mesa comprida de pedra e madeira (dividida com outros clientes) para eu me sentir aconchegada. Parte daquele ecossistema tão especial.

Reparem só nisto. Mesmo na mesa ao nosso lado, estava um português (a viver há muitos anos no Brasil) que nos perguntou se sabíamos recomendar um hotel na cidade pois tinha uns amigos com ele que precisava ajudar a alojar.

Ora, nós recomendámos o Vila Galé Rio de Janeiro, onde estávamos a pernoitar. E pronto, é simples assim. A feijoada no Bar do Mineiro será sempre mais um motivo de nos fazer sentir em casa na Cidade Marvilhosa que é o Rio.

feijoada do bar do mineiro

feijoada do bar do mineiro

Devem saber que a feijoada é um dos pratos mais tradicionais do Rio de Janeiro, aliás do Brasil. E para ser completa deve ter: feijão preto, linguiça, arroz branco, couve mineira, farofa (farinha de mandioca) e rodelas de laranja.

Tem gente que diz que sábado é dia de feijoada e roda de samba. Com amigos ou com a família, tanto faz. Mas de uma coisa podem ter a certeza, a feijoada do Bar do Mineiro está sempre disponível no menu.

E antes ou depois do repasto, aproveitando que estão lá em cima no bairro, vivendo este tal real entrosamento na vida simples do Rio, recomendo também que peguem boleia no Bondinho de Santa Teresa. É deslumbramento garantido para miúdos e graúdos.

One thought on “Sobe lá no Bar do Mineiro!

Gostou? Que bom! Deixe um comentário. Até breve!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s