O que é doce nunca amargou

São doces e trazem-nos as melhores recordações de casa! A Joana, que é mais gulosa que eu, descobriu-os em todo o lado por onde passou no Brasil! No desafio Brasileirando, vamos com ela deliciar-nos!

mh

BOLOS E DOCES PORTUGUESES NO BRASIL

Encontrar ou provar bolos e doces portugueses no Brasil não estava nas minhas prioridades.

Aliás, quando viajo faço sempre questão em descobrir novos sabores, pratos típicos dos destinos onde estou. Ter experiências gastronómicas diferentes daquelas a que estou habituada a ter em casa.

Mas também sei que quando se passa bastante tempo fora do nosso próprio país, sabe muito bem poder ter acesso a pequenos prazeres tradicionais que o nosso paladar reconhece facilmente.

Ora, nos vários passeios do outro lado do Atlântico, deparei-me com imensas réplicas das nossas especialidades de doçaria. Sim, é possível encontrar vários bolos e doces portugueses no Brasil. Eu deparei-me com eles em diversos cafés, numa feira de rua e até num pequeno-almoço de um hotel.

Achei até bastante piada, confesso. E não resisti a provar várias daquelas maravilhosas surpresas. Que algumas vezes, tinham nomes diferentes para uma apresentação semelhante à nossa e outras vezes tinham o mesmo nome para apresentações bem diferentes das nossas.

E o meu veredicto final é o seguinte: algumas daquelas especialidades estavam  super aceitáveis (e faziam jus ao nome que envergam). Outras, apesar da apresentação ou nome serem iguais aos nossos, o sabor era bem diferente da versão que se encontra disponível actualmente em Portugal.

De qualquer forma, gostei muito de redescobrir este legado, estas histórias, estas sensações. Foi super divertido – e delicioso – recuperar aromas, sabores e toda esta cultura em comum.

Agora as imagens de algumas das minhas aventuras gastronómicas luso-brasileiras, em bolos e doces portugueses no Brasil:

PASTEL DE NATA

pastel de nata brasil

SONHO (em Portugal seria Bola de Berlim)

sonho no brasil

BARRIGA DE FREIRA E PASTEL DE SANTA CLARA

Barriga de freira

TROUXINHA DE OVOS

trouxinhas de ovos

PASTEL DE TENTÚGAL (e outros)

pastéis de tentúgal

One thought on “O que é doce nunca amargou

Gostou? Que bom! Deixe um comentário. Até breve!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s