Quando penso no Rio de Janeiro, Brasil, penso imediatamente no Cristo Redentor! E não devo ser a única a lembrar-me deste ícone brasileiro, já que em 2007 foi eleito uma das Novas Sete Maravilhas do Mundo.
Cristo Redentor, Rio de Janeiro, Brasil
Sabiam que antes de eu lá ter ido, pensava que se podia fazer a visita subindo pelo seu interior até à cabeça? Falta de pesquisa, é certo, porque na verdade não se passa do pedestal!…
Mas eu estava mesmo convencida que se podia subir aos braços daquele gigante símbolo da Cidade Maravilhosa, que se esticam por 28 metros, quase tanto como os seus 30 metros de altura.
Claro que esse privilégio é, de vez em quando, concedido a grandes personalidades famosas como jornalistas, actores ou músicos, como é o caso do Roberto Carlos. Sim, “o Rei” subiu os 10 andares até ao topo do Cristo Redentor.
Mas o público em geral, fica mesmo pelos 220 degraus que são precisos vencer para chegar à base da estátua. Eu lembro-me de estar a meio da subida e pensar “Faltará muito?”. Claro que uma vez lá em cima isso tudo passa.
As imagens cartão postal fazem esquecer tudo. Eu senti uma emoção, uma paz, uma leveza inigualáveis. Porque a vista que se tem desde o Cristo Redentor, deixa qualquer um de queixo caído. A sério! Acho que até a pessoa mais céptica deste mundo se emociona com tanta beleza natural.
Não tem como não se deslumbrar com aquela vista 360º graus da Cidade Maravilhosa. Ali, à frente dos olhos, tipo verdadeiro cenário encantado de filme, está uma paisagem tão bela que nem parece ser verdade. A Baía de Guanabara, o Pão de Açúcar, a praia de Copacabana, a Lagoa Rodrigo de Freitas, o Oceano Atlântico e muito muito mais!
Lagoa Rodrigo de Freitas, Rio de Janeiro, Brasil
Eu comecei a fazer enquadramentos de fotos e perdi-me dos meus (só os voltei a encontrar na esplanada) tamanha era a minha abstracção do mundo e sintonia com o lugar.
Claro que o que mais se vê por lá são posses e malabarismos dos visitantes, tentando fazer a foto mais criativa. O mais comum é deitarem-se no chão para conseguirem colocar tudo dentro da imagem ou abrirem os braços, imitando o gesto desta gigante estátua de Jesus Cristo. Porque se há coisa que nem se coloca em causa é a fé dos brasileiros.
Agora, possivelmente o que poucos sabem é que o projecto original de Heitor da Silva Costa (quem ganhou o concurso para construir a estátua) não previa que o Cristo estivesse de braços abertos. A ideia era que numa das mãos estivesse uma cruz e na outra um globo, representando o mundo.
Mas carioca, que é carioca, não perde um motivo para brincar (ou melhor, zoar!) e foi surgindo a ideia de que aquele era o “Cristo da bola”. Os responsáveis da obra, resolveram então fazer uma pequena mudança. E foi aí que surgiu a ideia de fazer uma estátua de Cristo com a própria forma de cruz. Foi estudada a possibilidade de vários ângulos.
Porque sabem outra coisa engraçada? Estava definido que era fundamental que de qualquer ponto da cidade, se visse o Cristo Redentor. Claro! O Morro do Corcovado, onde está instalado, com os seus 709 metros acima do nível do mar, não vai a lado nenhum. Por isso lá está esta imponente estátua abençoando a cidade lá do alto desde 1931.
E sim, o maior símbolo brasileiro está quase a comemorar 85 anos – a 12 de Outubro!
Aguardemos mais curiosidades!
mh
One thought on “Será que conhece o Cristo Redentor?”