Era uma vez um sanatório

POUSADAS DE PORTUGAL VIAGENS DA HELENA

A Pousada da Serra da Estrela é hoje um edifício restaurado ao qual foi restituída toda a beleza e dignidade própria de uma construção tão imponente. Mas nem sempre foi assim.

Antes, no início, foi durante quarenta anos um sanatório. Depois, com a mudança dos ventos, encerrado pois não mais tinha função. Ainda tentaram transforma-lo num albergue de apoio aos montanhistas, mas sem sucesso. Até que, depois do 25 de Abril, serviu de abrigo aos retornados e refugiados de África. Por fim, já nos anos oitenta, festejaram-se uns célebres carnavais na neve mas não resistiu e ficou entregue ao abandono e degradação por anos. Até vir a ser recuperado, recentemente, após longas negociações, pelo Grupo Pestana.

Deixo-vos aqui um pouco da sua história.

POUSADAS DE PORTUGAL VIAGENS DA HELENA

Nos idos anos 20, do século passado, os Caminhos de Ferro mandaram construir na Covilhã, Serra da Estrela, nas Penhas da Saúde, o Sanatório dos Ferroviários, para curarem a maldita tuberculose. O arquiteto Cottinelli Telmo desenhou um majestoso edifício com mais de 160 metros de fachada que se impunha a quem lá passasse, tal belo era, e, para mais, num sítio sereno e de ares puros.

A sua construção levou oito anos, entre 1928 e 1936, mas curiosamente manteve-se fechado outros oito mais, sem que a CP soubesse os motivos. Mais tarde, passaria para as mãos da Sociedade Portuguesa de Sanatórios, que atribuiria cerca de cinquenta camas aos doentes mais carenciados. E assim, durante quarenta anos, milhares de tuberculosos recuperaram da doença na Serra da Estrela.

Acolhendo todos os  doentes, de todas as classes sociais, a verdade é que os doentes menos favorecidos não tinham acesso a todas as alas do edifício, pois algumas estavam destinadas apenas às classes altas, que usufruíam de todo o conforto disponível, próprio de posses que tudo podem comprar.

Oito anos após a cedência, o edifício novamente muda de proprietário, passando agora para o Estado, entregue ao Instituto de Assistência Nacional de Tuberculose (IANT). O fim foi ditado pelos avanços técnicos da modernidade da ciência com recurso à quimioterapia anti-tuberculose que encerrou os sanatórios fora dos centros urbanos. O Sanatório das Penhas da Saúde não mereceu diferente sorte, e viu as portas fecharem em Junho de 1969.

Nos anos seguintes, houve a tentativa de servir de albergue, como estrutura de apoio ao alojamento na Serra da Estrela, mudando todas as camas do edifício. Após o 25 de Abril, e devido à falta de alojamento, serviu de residência temporária aos retornados e refugiados das antigas colónias. Desde os anos 80 que foi deixado a um abandono profundo, que tem originado o seu estado de degradação até aos nossos dias.

POUSADAS DE PORTUGAL VIAGENS DA HELENA

Já nos últimos anos, o Grupo Pestana encetou vários contactos que culminaram na aquisição do edifício transformando-o numa Pousada de Portugal.

POUSADAS DE PORTUGAL VIAGENS DA HELENA

Quem sobe a serra, lentamente, deixa o mundo que conhece para trás. Quando vira a curva para atingir os 1200 metros de altitude, revela-se em absoluto a Pousada da Serra da Estrela, com o seu edifício simultaneamente imponente e acolhedor, afirmando-se de imediato como o cenário essencial para uns dias perfeitos. Este majestoso edifício, do verde da serra, transfere a sua imponência e importância para quem chega, inebriando e transportando quem fica para uma estadia elegante, sofisticada e retemperadora.

POUSADAS DE PORTUGAL VIAGENS DA HELENA

Foi ao arquiteto Eduardo Souto de Moura, a quem foi entregue o projeto de recuperação do antigo sanatório, que não só preservou a traça do edifício como também a original cor salmão.  Ainda recuperou as linhas mestras do seu interior como o branco imaculado e o pé-direito elevado, mas também os azulejos originais e os antigos ascensores, em ferro e madeira, que são fabulosos.

POUSADAS DE PORTUGAL VIAGENS DA HELENA

Com vista para as montanhas em redor, o vale é rodeado por árvores, que cortam a respiração e revelam novos pormenores a cada novo olhar. Aqui não tenho dúvida que qualquer um recupera o seu sossego!

mh

Gostou? Que bom! Deixe um comentário. Até breve!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s