Já subiu a Santa Teresa?

Fui ao Brasil já faz um tempo, deixa ver … Ah, cinco meses! Já está de bom tamanho, tenho de voltar … estado: MORRENDO de SAUDADE!

Enquanto não volto, vou levando a vida, fazer o quê! Mas uma coisa leva à outra e tudo me faz lembrar o Brasil e o Rio então … Olhem só …

Estou no Porto, aqui em Portugal, estou em Agosto, é Verão e estão uns 36 graus há uns quatro dias seguidos. Quando é que isso acontece? Nunca! Mas sempre acontece no Brasil, graças a Deus, oh calorzinho sagrado!

Fiz uma certificação internacional em Storytelling, no fim de semana passado e, de entre os vinte participantes, estava um rapaz inteligente, divertido e até charmoso, ela era? Carioca!

OLIMPIADAS RIO 2016

Ligo a televisão apenas para não ver nada mas o que aparece a toda a hora? Rio2016

Então, fica difícil! Vai daí, eu que ando muito preguiçosa, mentirinha, tá! os meus meninos e meninas estão de férias e então a minha disponibilidade fica só para eles, mas a verdade é que tenho de vos contar o que andei a fazer da última vez que lá estive e há mesmo muito para vos dizer!

BONDINHO SANTA TERESA

Veio-me à lembrança aquele almoço delicia que fiz no Bar do Mineiro, lá em Santa Teresa, apenas Santa para os habitués!

SANTA TERESA

A propósito, já conhece Santa Teresa? NÃO? Então, vem comigo, e se já foi, vem de novo!

SANTA TERESA RIO DE JANEIRO

Ir ao Brasil é ter a certeza de se ir encontrar um pouco de Portugal por todo o lado, mas nesta zona alta da cidade carioca há mais do que um pouco e isso faz toda a diferença, dando-lhe um charme que apaixona e encanta quem visita este bairro. Aqui estamos no Centro do Rio ao lado de bairros tradicionais como Glória, Catete, Cosme Velho, Laranjeiras e Lapa.

SANTA TERESA RJ

Como lá chegar varia do tempo e da vontade que tiver, pois a pé é possível mas é uma estafa, de táxi é a forma mais prática, já de carro tem que ter cuidado porque quase não tem estacionamento e, como eu mais gosto, mais tradicional e que sempre recomendo, é ir de Bondinho.

BONDINHO DE SANTA TERESA RJ

Apanhei o Bondinho lá no Largo da Carioca, junto à Catedral de São Sebastião, bem no Centro. Vale dizer que é gratuito e funciona das onze da manhã até às quatro da tarde. Devagar, devagarinho, vão surgindo os míticos Arcos da Lapa onde vemos de cima o Rio de Janeiro antigo do inicio da formação da cidade e olha que já lá vão mais de 450 anos.

 

 

Depois de atravessar o aqueduto surge o bairro de Santa Teresa que logo nos brinda com ladeiras íngremes e estreitas, em pedra de calçada e muitos trilhos de bonde (o nosso eléctrico) .

SANTA TERESA LADEIRAS RIO DE JANEIRO

rasgado por um cenário de cortar a respiração que emociona e, se encontrar um dos vários miradouros, não perca o Mirante do Rato Molhado, pertinho do restaurante Aprazível … pare! Sustenha as lágrimas porque vai se apaixonar ❤

RIO DE JANEIRO

e, como se não fosse já demais, surgem as belas e imponentes casas e mansões centenárias de traça portuguesa e também francesa, que compõe o cenário. Algumas destas casas são agora hotéis de charme, hostéis bem descolados e galerias de arte ou restaurantes de renome. Outras estão abandonadas, ainda, e consequentemente degradadas.

SANTA TERESA_RIO DE JANEIRO

Tudo isto confere a este bairro carioca características singulares.

SANTA TERESA - RIO DE JANEIRO

De bónus, ainda tem todo um movimento cultural de gringos e cariocas (e brasileiros em geral) que garante uma vida alternativa no ambiente que se sente e vive nas ruas.

Lá fui então, mais uma vez, explorar Santa Teresa!

SANTA TERESA RJ

Estava um calor daqueles, saímos no Largo do Curvelo, última paragem do Bondinho, e começamos bambolear sem destino pelas ruas de calçada espreitando as galerias de artesanato contemporâneo ou pintura. De quando em vez, surgia um grafite lindo e inspirador. Por aqui respira-se arte e irreverência!

SANTA TERESA - RIO DE JANEIRO

Em Santa, eu ando sem compromisso, sabe? Se eu vejo algo que me chama a atenção eu paro e vou, então aconselho que vá com tempo e respeitando o seu ritmo. Aproveite!

E quando a fome apertar, bem, lembra do que eu lembrei quando lembrei de Santa Teresa? Pois é, o Bar do Mineiro, que fica na Rua Paschoal Magno 99, mas é só perguntar que não há quem não saiba!.

BAR DO MINEIRO SANTA TERESA

thumb_IMG_2585_1024

thumb_IMG_2588_1024

No bar, os cartazes da programação cultural enfeitam o balcão. E nas paredes de azulejos brancos estão expostas as fotos de artistas do meu coração, lá está Bethânia, Caetano, Ney … entre outros amados.

thumb_IMG_2583_1024

thumb_IMG_2596_1024

thumb_IMG_2592_1024

thumb_IMG_2593_1024

Encontrei também meu morcego Bacardi (sabem aquele tatuado nas minhas costas? Esse mesmo!)

thumb_IMG_2594_1024

O Bar do Mineiro é um botequim antigo que serve comida caseira e eu, como não podia deixar de ser, comi uma feijoada bem completa e bebi cerveja gelada, aliás várias cervejas geladas, que o feijão pede e a conversa também. Aqui vai encontrar cariocas de gema e gente bem bacana, sem pressa, sem tipos. Por ali come-se, bebe-se e joga-se conversa fora!

Ah, se quer wi-fi, não se preocupe!

SANTA TERESA RJ

Então, é isso … se está no Rio … corre lá porque vai adorar! Se não está, quando vamos?

mh

 

Gostou? Que bom! Deixe um comentário. Até breve!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s