Esta aqui em cima sou eu … sabem quem eu sou? Sou a Helena que dá nome a este blog e que sonhei a vida toda ir ao Brasil e fui! E decidi Ir, Ver e Contar tudo aqui!
Agora quero que venham comigo! Sim, viajar … e dou-vos as razões de viajar, as minhas que são as vossas!
Cheguei há quinze dias de uma outra viagem de novo ao Brasil e pensava que, assim que chegasse, ia escrever outra vez, sem parar, varando as madrugadas, num entusiasmo sem cansaço, mas não o consegui fazer. Não foi falta de assunto, nem de material, nem de inspiração até porque não estive parada, tendo editado centenas de instantes eternizados, e acreditem é um trabalho de doidos: selecionar, corrigir, filtrar, nomear, guardar … olho para mim nas fotografias e, apesar da felicidade sentida, nem todas têm estampada a magia da alegria da primeira vez … não me desiludi, pelo contrário, a vida é que me pregou umas partidas e apanhou-me desprevenida, mas eu continuo a amar o meu Brasil apaixonadamente e tudo é motivo para lá voltar (Exagerada? É, é assim mesmo que sou!). Uma semana sem escrever … então percebi que precisava fazer uma pausa, repensar qual o caminho … escrevi para o blog durante seis meses, diariamente, partilhando a minha vida de viagens e isso preencheu-me de uma forma inigualável. Mas agora algo se tinha transformado.
Dei por mim a questionar-me sobre a razão de viajar – a inquietude – e a razão do blog – a partilha – entre o começo recente, com uma única ferramenta, a escrita pura e dura e o agora, onde visito Feiras de Turismo, vou a reuniões com Direcções de Marketing e Agências de Comunicação , fico em resorts com os quais não me identifico, fotografo incessantemente o que vejo, escrevo durante horas a fio, o que vai ser lido em três minutos, por dez talvez vinte pessoas, não mais. Perco horas infinitas a pesquisar voos, hotéis, rotas e passeios, restaurantes e bares, a música certa, a história engraçada que poucos sabem (eu sei e depois conto-vos!), roubo tempo à família, aos amigos, a mim mesma. Estou assim, sentada, a teclar, vidrada nas letras que formam palavras que criam frases que são o meu assunto.
Exponho-me, sabe se lá a quem … os conhecidos leem mas nem sempre se manifestam (a caça ao GOSTO no Facebook e Instagram continua … e já agora a subscrição do blog também) … e os desconhecidos, esses dividem-se entre os que raramente se manifestam e os que ainda não me conhecem, na verdade, nem sabem que existo.
Depois surge a questão da sustentabilidade, quando me pergunto, como financio um projecto de viagens que são a realização de sonhos? … Os meus sonhos, é certo! Mas que inspiram outras mulheres – e homens – que não os realizam porque se permitem desculpas que se contam (e fingem acreditar) mas que querem ir! … Pois se razões existem, esta é a maior e mais complexa de todas.
Em seis meses de actividade, o investimento foi grande em meios, tempo e entrega que resultaram num trabalho exaustivo e de grande dedicação. Mas eu corro por gosto mesmo … nem me passava pela ideia fazer disto um negócio, no entanto, tudo o que existe do género – em Portugal e por esse mundo fora – diz que sim, aliás que se deve!
Quando criei este blog pretendia falar de superação, de atingir metas, de acreditar que tudo é possível. E é! Fui. Sonhei. Vivi. Cresci. Transformei-me. Confirmei tudo o que achava saber e, afinal, já o sabia mesmo.
Depois senti que comigo viviam o sonho que eu contava e comecei a sonhar de novo … Acreditei que voltaria ao meu Brasil com quem sonhava comigo cada vez que me lia e realizava agora o seu próprio sonho. Ai, que de sonhos sou feita!
E, é aí que o blog começa a ganhar novos contornos … como se faz acontecer os sonhos dos outros, quando isso me leva dezenas, centenas de horas de estudo e pesquisa, viagens, escrita, edições de texto e fotografia, telefonemas, emails … após reflectir um pouco, cheguei ao termo: Consultora de Viagens de Sonho (ao Brasil).
Chegada a este ponto pressinto que o que desejei, o que escrevi, o que idealizei está a ganhar vida própria e já não sou apenas eu que sonho, acredito e realizo … são os outros que querem comigo partilhar a viagem de ir viver o que eu vivi!
Assim encontrei o titulo … Razões de Viajar, as minhas que são as vossas!
mh
Querida Patrícia,
o caminho cruzou-nos … quem sabe um dia destes partimos juntas? Espero que a tua viagem esteja a seguir como desejaste … Beijinhos
GostarGostar
Está a ganhar contornos! Que feliz que estou contigo neste caminho!! Beijinhos
GostarGostar