Barcelona_2004

Acabei de chegar a Barcelona!

Eu gosto desta cidade. Eu gosto da mistura das gente desta cidade.

Eu gosto da cultura que desponta em cada canto excêntrica, assertiva, questionado. Eu gosto da Sagrada Família, e do que ela representa, um povo que leva tudo à sua frente e que não desiste e que se reinventa.

Eu gosto também do calor e do azul do mediterrâneo.

Barcelona faz-me lembrar o Porto (já sei, é um lugar comum!) … mas eu como tripeira, como nortenha, acho que nos identificamos. Nós, os do Porto e eles, os da Catalunha.

MADRID_BARCELONA_2004

Mas aqui, onde estou presa no tempo, de há doze anos atrás, eu estava em Madrid. Foi uma longa viagem de carro desde o Porto – Madrid – Barcelona – Foz Côa – Porto. Como se vê era magrinha, era novinha e era muito mais menina, que a menina que ainda hoje sou. Acho que reservava em mim também uma tristeza romântica que se foi desvanecendo com o tempo.

MADRID_BARCELONA_2004

Mas sorria de sorriso aberto (e chorava também na mesma proporção) mais ainda com o Duffy Duck a abraçar-me … estávamos no Warner Brothers Park, onde o meu querido Francisco, tão pequenino, sonhou ao vivo e a cores com os seus heróis de banda desenhada.

MADRID_BARCELONA_2004

Era (e é) um menino muito feliz. Tranquilo. Sereno. E curioso, muito curioso. Tudo ele observava e absorvia. Acho que isso foi fazendo dele o que é hoje e que me enche de orgulho.

MADRID_BARCELONA_2004

Companheiro de viagem, fomos a Casablanca só para ter a certeza de que no fim “We always have Paris!” e que a vida continua o seu percurso sem satisfações, nem paragens.

MADRID_BARCELONA_2004

Caminhámos lado a lado por entre este mundo de fantasia, colorindo os dias, os sonhos, os desenhos, a imaginação. A minha e a dele.

BARCELONA_2004

E chegamos a Barcelona, onde o verão nos recebeu de braços abertos com muito calor e muita humidade. De olhos abertos, crescíamos a apreciar Miró, a compreender a Espanha através do Pueblo Español onde a arquitectura aliada às tradições nos transmite parte desta essência de quem gosta de si e da vida, deliramos no Park Guell com a loucura de Gaudi e juntos sorriamos para a vida boa da vida das férias.

BARCELONA_2004

No ar, dos céus, vimos lá em baixo e ao longe o Parc Montjuic e percebemos importância do ar livre numa cidade azul de gente colorida.

BARCELONA_2004

E, no fim, nadámos no doce esmeralda mar do mediterrâneo. E seguros da nossa felicidade mergulhávamos com a certeza de sempre vir à tona!

Acabei de chegar a Barcelona, eu que cresci, que já não sou tão novinha, nem tão magrinha, e no entanto, sou muito mais feliz!

mh

One thought on “Barcelona_2004

Gostou? Que bom! Deixe um comentário. Até breve!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s