Segredo da Ilha

Eu sou de comer, não sou esquisita, provo de tudo, raramente não gosto, e quase sempre o momento faz toda a diferença para que considere ser uma grande almoçarada ou jantarada. Depois há segredos que se revelam e nada os supera.

Luciano casa

Quando, de manhã, saía para a praia, não tinha em mente uma, mas todas  as praias que ali me rodeavam. De Moreré ia até à Cueira e de lá até Tassimirim. E foi num destes dias de caminhada, sem propósito, que lá cheguei. Protegido pelo verde do mato, numa barraca de madeira, modesta, estavam mãe, filho e a burra estrelinha.

Luciano' mãe

Em toda a ilha, Luciano era conhecido por sua moqueca de camarão. Mas o que me viria a fascinar era a sua forma de ser e isso era o verdadeiro tempero da sua comida. A sua mãe prepara os alimentos que são na hora cozinhados pelo filho. Na hora, eu quero dizer quando se chega, se escolhe e se pede. Só aí se inicia todo o processo lento, delicado e de amor que o Luciano tem com os tachos.

Luciano' mãe I

Ele é magro, muito magro, de sorriso fácil, olhos tristes caídos, cabelos negros e longos. Ama o que faz. Sente-se. Atende quatro a cinco mesas. Não quer mais. No verão, pede ajuda ao irmão para o serviço que triplica. não gosta. não quer confusão.

Luciano marisco

Espanta-se quando lhe dizem que a sua moqueca é famosa lá no Rio de Janeiro ou em São Paulo. Diz-me

Não queria não! Quero paz e sossego!

Acredito que sim. As gentes de Boipeba não têm pressa, assim querem estar. Ser.

Tassimirim Luciano

Deixo-lhe a cozinha onde se esconde no escuro a magicar. Bebo uma água de coco, dou um mergulho, ou dois, ou três … porque o tempo passa devagar e ninguém olha para o relógio. Quando chega à mesa percebo tudo. Olho o horizonte e desfruto o que a vida me dá.

No fim, depois de me lambuzar com um doce de ameixa feito pela mãe, despeço-me, antes da maré subir e esconder Tassimirim do mundo, desejando

Sucesso Luciano!

Sossego, Helena, sossego!

mh

Gostou? Que bom! Deixe um comentário. Até breve!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s