Jardim Botânico

JB RJ I

O Jardim Botânico do Rio de Janeiro foi mandado construir por D. João VI, no início do século XIX, no período em que a Corte Portuguesa se instalou no Rio, por causa das invasões francesas na metrópole. Esta transferência trouxe à cidade grandes oportunidades e melhorias

Uma das mais belas e bem preservadas áreas verdes da cidade, é um exemplo da diversidade da flora brasileira e estrangeira. Nele podem ser observadas cerca de 6 500 espécies (algumas ameaçadas de extinção), distribuídas por uma área de 54 hectares, ao ar livre e em estufas.

Em traços gerais, este é um resumo muito resumido do muito que podemos encontrar no Jardim Botânico do Rio de Janeiro. E visitar este éden, e acreditem, não é exagero, é renovador e um privilégio!

JB RJ IV

Para mim, foi o encontro com o verde, com todos os tons de verde, que cinquenta não seriam suficientes! Local de reflexão e contemplação por excelência, é a paz e a tranquilidade que todos procuramos na natureza.

JB RJ VIII

Antes de iniciar o meu passeio por toda esta beleza plantada, parei para almoçar no simpático La Bicyclete e tive uma das melhores surpresas que esta viagem me reservou.

Enquanto saboreava um simples, leve e agradável almoço, notava em duas senhoras sentadas na mesa logo ao meu lado. Conversavam, olhavam no “celular”, riam, olhavam à volta, bebiam um sumo muito escuro, que já nem me lembro de quê, e comiam também qualquer coisa leve.

Do nada, a conversa surgiu e a empatia nasceu ali. Na verdade, não foi do nada. Foi do quanto o telemóvel nos rouba dos momentos reais! Mas não há nada que aconteça que seja do nada. Pois tudo tem uma razão. Assim o creio. As energias positivas e iluminadas de F. e R. uniram-se à minha alegria, à minha felicidade, e juntas partilhamos um encontro puro.

Jb rj gif

Depois daquele momento tão especial, cada uma seguiu o seu caminho, não sem antes trocarmos contactos, e então, ali, a diversão foi garantida, queria sentir o vento na cara, queria até correr se pudesse, queria rir alto … queria ter a sensação de ar puro, de beleza, de liberdade que por estes lados se vive.

JB rj gif II

Caminhava para o encontro com a criatividade animal … desde um carreiro de formigas atarefadas a carregar os seus mantimentos, um pássaro que constrói o seu ninho, a água que serpenteia as pedras até pousar serena no seu leito … era inspiração pura!

E mais uma vez agradecia, agradecia!

mh

 

One thought on “Jardim Botânico

Gostou? Que bom! Deixe um comentário. Até breve!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s