Numa cidade como o Rio de Janeiro os restaurantes, os bistrôts, os botequins são muitos e cada um tem seu lugar, a sua qualidade e o seu charme. O carioca não dispensa nenhum deles, apenas os enquadra no seu dia a dia.
Depois há casos à parte, este é um deles L’ Atelier do Cuisinier.
O menu varia conforme as estações e eu provei o menu executivo que é uma escolha do Chef com entrada, prato quente e sobremesa.
As fotografias são o que são e em nada traduzem os sabores, a delicadeza e os aromas sentidos, mas garanto que este é um sitio de visita obrigatória, frequentado por cariocas bem animados e com um serviço informal porém muito eficiente.
O aconchegante L’atelier du Cuisinier atende apenas 24 comensais por vez e conta com um atendimento exclusivo a cargo do Chef David Jobert. Formado na cozinha francesa e com anos de experiência no Brasil e exterior. David Jobert oferece uma cozinha com criatividade e harmonia recheada de produtos da estação. Sao pratos que buscam a suavidade e o respeito às matérias primas, para que você possa desfrutar da simplicidade dos deliciosos sabores franceses. Localizado em uma casa contruída em 1883 que faz parte do corredor Cultural da Cidade ; é parada obrigatória no circuito gastronômico do centro da cidade. Venha saborear o L’atelier du Cuisinier.
David Jobert e sua equipe vão fazer de tudo para que você descubra o prazer da alta gastronomia.
E assim se apresenta este espaço que é “um tiro certo” na empresa brasileira quando se quer estar, comer e beber bem, ainda que este, aqui em baixo, Primus 2012, tenha vindo de Portugal, da minha região preferida o Dão.
A escolha na carta de vinhos apresentada está dividida em Velho e Novo Mundo, sendo que apenas os franceses têm expressão no Velho e o Chile e a Argentina no Novo.
Após o almoço, segui pela Avenida Rio Branco, a absorver toda a vida quotidiana do Centro do Rio, que sim é caótica, como o é em todas as grandes metrópoles, mas é também irresistível como só o Rio sabe ser. Depois estava aberto o dia para um dos espectáculos naturais mais emblemáticos da Cidade Maravilhosa! Mas só mais logo.
mh