Este é o navio que me vai levar a atravessar o oceano Atlântico. É bonito e elegante! E isso descansa-me! Em caso de tragédia, antes um belo navio em alto mar que o cacilheiro para a outra margem!
Não estou nervosa, pelo contrário, há uma serenidade que me invade e me diz que estou por minha conta! E, a dada altura da minha vida, preciso de ser só eu comigo, acreditem, somos uma multidão!
Sei que há dois momentos altos nesta viagem e aguardo-os como uma certeza.
O primeiro, fazer a travessia, um certo certificado de empirismo perante toda a teoria que ao longo dos anos fui ensinando aos alunos que prestava (e presto) apoio escolar, nomeadamente na disciplina de História, a minha preferida! Tantas vezes lhes falei do achamento do Brasil, do comércio triangular entre as colónias e a metrópole, de movimentos migratórios em busca da riqueza, do açúcar, do ouro, dos escravos, na independência. E sempre o fiz com paixão! Como agora!
E, o segundo, a chegada a Salvador entrando na Bahia de Todos Os Santos! Parece que sinto os cheiros, a humidade, o calor. Mas não sinto. É a minha emoção a crescer ao aproximar da partida. É a certeza do destino que me está traçado, creiam ou não!
Vou navegar nove dias. Em alto mar. E esta vai ser a minha casa. Os números não são os maiores mas impõe respeito:
Foi construído em 1990, navega a vinte nós, fala-se espanhol e português, pesa 48 563 toneladas, mede duzentos e oito metros de comprimento, trinta de largura, tem capacidade total para 1 877 passageiros, sendo 645 tripulantes, tem nove decks, oitocentas cabines e custou 170 milhões de dólares. Ufa!
Agora, em jeito, de oração, resta-me pedir a benção e a proteção a Iemanjá, mãe do mar, é ela quem decide o destino de todos aqueles que entram no mar. E a ela ofereço a minha vida para que me carregue e me leve à Bahia, terra de Caymmi, aqui cantada por Caetano e Bethânia
São Salvador, Bahia de São Salvador
A terra de Nosso Senhor
Pedaço de terra que é meu
São Salvador, Bahia de São Salvador
A terra do branco mulato
A terra do preto doutor
São Salvador, Bahia de São Salvador
A terra do Nosso Senhor
Do Nosso Senhor do Bonfim
Oh Bahia, Bahia cidade de São Salvador
Bahia oh, Bahia, Bahia cidade de São Salvador
mh
Gostou? Conte-me tudo e partilhe com os amigos!
One thought on “Empress, imperatriz dos mares”