Partir de Comboio

de Comboio até Lisboa

Vou a caminho de Lisboa.

A velocidade frenética do comboio, longe dos meus devaneios românticos, contrasta com a calma que me leva a partir. Saí de casa despedindo-me com abraços e beijos dos meus filhos, Francisco e António, e da minha mãe. Não suportaria deixá-los no passeio da linha 8 a vê-los fugirem-me ao longe. Não. Qui-los sossegados, em casa, nos braços da avó, a pensar no jogo do Dragão e no cachorro quente do intervalo. Só lhes disse que soubessem, que tivessem a certeza, que a felicidade somos nós que a inventamos. E eu vim ser feliz!

Fechei a porta sem arrependimentos, nem saudades antecipadas. Vim com o meu marido. Na viagem curta de carro até Campanhã pouco dissemos. Não é preciso. Ele sabe que é assim que tem de ser. Dei-lhe um beijo, rápido, com um breve até logo. É que já, já teremos o nosso tempo. E eu não acredito em despedidas. Vou porque tenho de ir. Mas volto. E, por isso, não me quero despedir.

Sentei-me, olhei o Douro que me dizia “Adeus, até ao teu regresso!” e coloquei as mãos sobre as pernas e sem tremer pensei “É agora!”. Fechei os olhos e quase cheguei a Aveiro.

O comboio ía cheio de gente que ao domingo afina as suas rotinas para a semana que entra, uma mãe com um bebé de colo que choramingava, dava-lhe o peito na tentativa de o sossegar, e sossegou, jovens estudantes alegres e despreocupados, bonitos e serenos, falavam entre si com amizade e cumplicidade até Coimbra, vários turistas chineses perdidos nos seus brinquedos reais de um mundo virtual, um casal apaixonado, mesmo à minha frente, conversava e ria baixinho, um professor, sentado ao meu lado, preparava a aula do dia seguinte, em Lisboa. E outros, tantos outros. E eu!

De certo, ninguém imagina a vida de cada um. E nem é preciso. Basta que cada um viva a sua!

mh

One thought on “Partir de Comboio

Gostou? Que bom! Deixe um comentário. Até breve!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s